Moodle 2.7 para Professores

O curso Moodle para Professores foi totalmente reformulado para proporcionar um aprendizado mais rápido e mais efetivo. Agora o modelo utilizado se baseia no conteúdo rico sobre como operar o Moodle, acrescido de sessões de web-conferência, que podem ser agendadas para potencializar o aprendizado. Nestas sessões dúvidas podem ser esclarecidas, questionamentos podem ser levantados, demonstrações podem ser feitas, tudo de forma muito mais produtiva, detalhada e sobretudo interativa. 

Sala de Exercícios

O curso também conta com um ambiente de exercícios, onde cada aluno recebe uma sala Moodle para experimentar as funcionalidades apresentadas. Tudo sem complicação, o aluno sai da sala Moodle do curso e vai direto para a outra sala, sem precisar autenticar novamente. Além do mais, a sala já conta com alunos de demonstração (fictícios), cujos login/senha podem ser usados pelo professor (aluno do curso Moodle para Professores) para vislumbrar suas ações do ponto de vista do aluno. 

Alunos Regulares

O curso agora é portanto oferecido também oferecido com formação de turmas. As turmas começam na primeira terça-feira de cada mês (salvo aviso ao contrário publicado neste site). O curso dura 8 semanas durante as quais o aluno regular pode esclarecer dúvidas com a tutoria através dos canais de comunicação disponíveis para tal: fórum de dúvidas e mensageiro individual interno. Durante este período, podem realizadas até 4 web-conferências, agendadas sob solicitação do corpo de alunos.

Web-Conferências

As web-conferências são feitas com o uso do BigBlueButton, totalmente integrado ao Moodle. O aluno basta clicar no link correspondente ao recurso e acessar a web-conferência sem burocracia. Basta ter Flash instalado em seu computador, microfone e fone de ouvido, além de contar com uma conexão de Internet de boa qualidade. Assim, é possível compartilhar a tela do instrutor para demonstrar detalhes da operação do Moodle, bem como apresentar slides, documentos PDF, navegar pela web coletivamente, enfim, ter um resultado semelhante ao que se teria presencialmente em uma sala de aula. 

Versão 2.7

A versão que o curso apresenta, a princípio, é a 2.7. Haja visto que as diferenças entre versões vizinhas do Moodle não bem pequenas para justificar atualização completa do curso. Além do mais, são abordadas as diferenças entre versões e os novos recursos da versão 2.6 e 2.7, permitindo que o aluno não se sinta prejudicado por esta política de atualizar o curso apenas uma vez por ano, usando versões com terminação ímpar (2.3, 2.5, 2.7, 2.9...). 

Suporte Técnico

Todos os alunos/candidatos contam com suporte técnico para solução de problemas técnicos relacionados com acesso ao conteúdo do curso e acesso à sala de exercícios. Não incluir esclarecimento de dúvidas sobre o teor do curso, tão pouco solução de problemas técnicos relacionados com a estrutura tecnológica e/ou de conexão de Internet do aluno.


Alunos Auto-Inscritos 

Para quem não quer seguir o cronograma de uma turma, ter a liberdade de rapidamente terminar o curso, dispensando a interatividade propiciada pela web-conferência, basta se auto-inscrever no curso, fazendo pagamento via Paypal. O acesso é imediato (24/7), o conteúdo do curso é o mesmo, porém o tempo de acesso é de 4 semanas, pois o aluno auto-inscrito não terá tempo a perder com tutoria ou realizando atividades na sala de exercícios. É a solução ideal para quem tem um grau de conhecimento mais aprofundado em tecnologia e maior autonomia no aprendizado a distância. 


Candidatos MCCC

Além dos alunos regulares (com formação de turma) e os alunos auto-inscritos, a mesma sala de curso Moodle para Professores também comportará os candidatos ao MCCC (Moodle Course Creator Certificate) durante as fases de curso e narrativa. O curso Moodle para Professores tem a estrutura e conteúdo para atender as exigências da certificação internacional Moodle em termos de conjunto de competências a serem adquiridos pelo aluno e dominados pelo candidato. Para maiores detalhes sobre o MCCC, clique aqui.

 Os alunos regulares, alunos auto-inscritos e candidatos MCCC não interagem entre si, apesar de fazerem uso simultâneo de basicamente os mesmos recursos didáticos. 


Programa de Curso

O programa de curso Moodle para Professores é apresentado abaixo:

  • Semana 1
    Introdução à EAD/Moodle, Página Web, Rótulo, Configuração de Sala
  • Semana 2
    Pesquisa, Fórum, Pasta de Arquivos, Gerenciamento de Blog
  • Semana 3
    Questionário, Tarefa, Pesquisa de Avaliação, Gerenciamento de Notas
  • Semana 4
    Glossário, Escolha, Chat, Gerenciamento de Blocos
  • Semana 5
    Lição, Base de Dados, Livro, Gerenciamento de Relatórios
  • Semana 6
    Wiki, Workshop, Atividade Externa, Gerenciamento de Inscrição
  • Semana 7
    SCORM, IMS, BigBlueButton*, Gerenciamento de Grupos
  • Semana 8
    Link para Arquivo, Gerenciamento de Backup, Plugin Certificado*, Projeções Futuras*

* Bônus: conteúdo extra, indiretamente relacionado com o Moodle.


Metodologia

O aluno regular precisa apenas seguir o roteiro estabelecido de exploração do conteúdo e realização de exercícios em ambiente Moodle já pronto para tal (com alunos e atividades prontas). Ao final de cada unidade de conteúdo, um conjunto de tarefas é sugerida para o aluno realizar em sua sala de exercícios, de forma que venha a efetivamente obter competência no uso do Moodle.

Em caso de dúvida, ou caso queira que o tutor verifique como estão sendo feitos os exercícios, o aluno regular deve interagir com o tutor através do fórum de discussão (em público) ou via mensageiro interno do Moodle (privativamente). Ainda poderá esclarecer dúvidas nas sessões de web-conferências, onde também são apresentadas funcionalidades não abordadas no conteúdo pronto, mas que estão dentro do foco do curso e interessa aos alunos.

Ao longo do curso o aluno é motivado a usar o Moodle Docs (seja em Inglês ou em Português), de modo que tenha documentação sempre atualizada para lidar com autonomia com futuros desafios no uso do Moodle.

 O aluno auto-inscrito acessa e segue o mesmo conteúdo, porém, não tem direito a tutoria, sala de exercícios ou acesso às web-conferências. 

O candidato MCCC também acessa e segue, além de acessar recursos exclusivos para quem está em processo de certificação. 


Certificação

Um certificado eletrônico de participação, em que explicitamente é declarada a ausência de avaliação de competências adquiridas, é emitido automaticamente para alunos regulares e auto-inscritos, além de candidatos MCCC, que concluírem o acesso integral a 16 materiais do conteúdo disponível (especificados no curso). Porém, certificação efetivamente de valor é apenas para candidatos MCCC que forem aprovados.  


Requisitos

Qualquer um dos alunos/candidatos devem contar com

    • computador de bom desempenho.
    • navegador de versão mais recente (preferencialmente Google Chrome).
    • acesso a Internet banda larga (alta velocidade).
    • fone de ouvido ou auto-falantes.

Os alunos regulares e candidatos MCCC ainda devem contar com:

    • microfone para participar das web-conferências. 
    • webcam (desejável mas não obrigatório)
    • conhecimento prático de utilização do Moodle (pelo menos ter criado um curso anteriormente)

Em termos de tempo:

    • alunos regulares - pelo menos 40h disponíveis ao longo de 8 semanas.
    • alunos auto-inscritos - pelo menos 30h disponíveis ao longo de 4 semanas.
    • candidatos MCCC - entre 40h a 80h disponíveis para a fase de curso/narrativa/exame.

Quadro Comparativo

Aluno
Regular
Aluno
Auto-Inscrito
Candidato
MCCC
8 semanas de curso 4 semanas de curso 8 semanas de curso
40h de dedicação 30h de dedicação 40h a 80h de dedicação
Início na primeira terça-feira de cada mês Início a qualquer tempo (24/7) Início em datas específicas do ano
Conta com tutoria e suporte técnico Conta com suporte técnico Conta com tutoria e suporte técnico e mentor/avaliador
4 web-conferências agendáveis - 4 web-conferências agendáveis
Conta com fórum de discussão da turma - -
Conta com sala de exercícios - Conta com sala de exercícios
Segue cronograma da turma Totalmente independente Segue cronograma da turma
Acesso a conteúdo completo Acesso a conteúdo completo Acesso a conteúdo completo + avaliação MCCC
Certificado de participação Certificado de participação

Certificado de participação + MCCC

Pagamento via boleto
(F2b)

Pagamento via cartão de crédito
(Paypal)

Vide descritivo do MCCC
Faça pagamento e inscrição**
Pague o acesso a esta sala via boleto F2b.

Faça pagamento e inscrição**

Antes de fazer a inscrição do MCCC, entenda como o processo ocorre clicando aqui.

** Faça a inscrição apenas após ter feito o cadastro em nosso ambiente, clique aqui e saiba como.

Última atualização: sexta, 5 Ago 2016, 14:18